A História do Biquíni

por Adriana

A História do Biquíni

O biquíni (ou bikini) é um maiô de duas peças de tamanho reduzido, que cobrem o busto e a parte inferior do tronco. Seu nome se deriva do atol de Bikini.
Foi em 05 de julho de 1946, que aconteceu "A explosão atômica experimental". Este nome foi dado a criação do biquíni, porquê podia se dizer que a mulher de biquíni provocava, na época, o efeito de uma "bomba atômica". Na França, o termo é marca registrada.
A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: Primeiro, Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça.
Porém no início as mulheres não estavam preparadas para usar peças de vestuário tão reduzidas, que mostravam o umbigo, e foi proibido em vários países incluindo Portugal. No entanto atrizes como Ava Gardner, Ursula Andress e Brigitte Bardot foram contra todos os preconceitos da época aderindo ao biquíni, como instrumento de sedução em filmes e em fotos.
Então nos anos 60 o biquíni atingiu o auge de popularidade. Muitas vezes usado como adorno em filmes e músicas, e como contestação política e social. Tornou-se um símbolo pop.
No Rio de Janeiro tornaram-se muito populares os famosos biquínis "fio dental". 
Desde a década de 50 até os dias atuais, os biquínis sofreram grande mudanças, e hoje são grandes sucesso nas praias no mundo inteiro.
Veja abaixo:

Primeiro modelo de biquini

Biquíni

Biquíni por Gisele Bunchen

Biquíni

Biquíni

Biquíni

Tá bombando

Created by Dotec: Web & E-commerce