Havaianas

por Adriana

Os chinelos Havaianas foram criadas no Brasil no ano de 1962, pela Alpargatas. Elas foram inspiradas na Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz. Mas a versão nacional “Havaianas” trazia um diferencial: Eram feitas de borracha. Um produto natural, 100% nacional e que garantia calçados duráveis e confortáveis. A sandália apareceu como alternativa de calçado confortável e barato. O nome remetia ao paraíso da época, o Havaí, onde os milionários e famosos iam passar as férias na praia. A partir da década de 70, várias empresas tentaram copiar o estilo das Havaianas, mas não conseguiram garantir a mesma qualidade “das legítimas” como diz o slogan. São as únicas que não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras. Havaianas certamente é uma das marcas brasileiras mais conhecidas em todo o mundo. Mas o seu reconhecimento mundial surgiu mesmo em 1990, quando foi criada uma sandália com a bandeira do Brasil para a copa do Mundo. 

Hoje a Havaianas possui diversos modelos de sandálias (chinelos), de várias cores e estampas. E é usada por grandes celebridades, além de ser destaque em várias revistas, catálogos, jornais e pode ser encontrada em milhares de loja em todo o mundo. A cada segundo são vendidos três pares de sandálias Havaianas no Brasil. São quase 200 pares por minuto, 12.000 por hora. Desde 1962 até agora foram fabricados 2,6 bilhões de sandálias, isso representa 25 voltas ao redor da Terra, compara uma consultora. Revistas de moda, como Elle e Cosmopolitan, não cansam de sugerir as tais “flip-flops” às suas leitoras, numa verdadeira febre. O que os americanos acabam de descobrir os brasileiros conhecem há quase 50 anos como Havaianas. As sandálias já foram destaque na capa do Wall Street Journal, um dos mais respeitados jornais americanos. “Agora existe uma marca global de sandálias: Havaianas”, disse Carlos Roza, gerente geral de exportações. Apesar disso, todos nós sabemos que uma marca não conquista um fantástico sucesso simplesmente criando produtos de alta qualidade, o produto precisa ser anunciado: é por isso que, em 2004, a Havaianas entrou no mundo do luxo, através da criação de um par de sandálias enriquecida com um acabamento de ouro 18 quilates com pequenos diamantes incrustados: Uma verdadeira peça de joalheria! 

Tá bombando

Created by Dotec: Web & E-commerce